Gastronomia
Entradas
Tal como em todo o portugal, o Douro tem as suas entradas tipícas. As suas entradas variam desde chouriço, presunto, salpicão, pasteis de bacalhau, tábuas de queijos e enchidos das regiões.
Acompanhamentos
O pão tradicional acompanha qualquer refeição, podendo ser recheado com carne ou elaborado à base de azeite. Pode ser barrado com mel regional ou compotas caseiras. Os queijos artesanais e o fumeiro regional não podem faltar, simples ou com um pouco de pão.
Sopas
As sopas do Douro são muito variadas, entre elas temos o caldo verde, o caldo de farinha que também é muito procurado, baseando-se em farinha, nabiças, um fio de azeite e alho, temos ainda uma muito típica, o caldo de castanhas, acompanhado de cebola, nabo, batata e massa em cotovelinhos.
Carnes
A região tem uma grande diversidade de carnes, porém os pratos mais famosos da região são o Arroz malandro de entrecosto, Milhos de entrecosto, coelho assado no forno e o cabrito.
Peixe
O peixe da região é muito variado, o peixe é essencialmente pescado no rio Douro e nos seus afluentes, servido por exemplo como escabeche ou frito. O bacalhau como habitual, também é muito utilizado, sendo os barris do Douro um prato típico.
Doces
Na região predominam os doces conventuais como os peixinhos de chila, o biscoito da Teixeira e o pudim abade de priscos, muito famosos na região. O pão-de-ló e o bolo-rei são abundantes, principalmente nas épocas festivas. O arroz doce e a aletria também são especialidades na região.
Frutos
Existe uma grande variedade de frutos na região, colhidos em várias alturas do ano. As cerejas, as amêndoas e as maçãs são abundantes. Nos meses mais frios comem-se castanhas assadas, nozes, dióspiros e tangerinas. A azeitona e a uva são os principais frutos da região, embora sejam mais utilizados para confeccionar azeite e vinho, do que para consumo direto.
Temperos
O azeite é utilizado na maioria das refeições, seja na sua confecção ou após cozinhadas, como molho. Qualquer prato é temperado com sal, embora este possa ser substituído por ervas aromáticas, que abundam na região. O alecrim, a salsa e o loureiro são as ervas mais utilizadas, principalmente na confecção de carnes.
Bebidas
Como bebidas temos essencialmente os vinhos da região, que são dos melhores do mundo. temos por exemplo o vinho de Favaios servido como aperitivo, ao contrário dos vinhos de mesa, que acompanham o prato principal. Os licores produzidos na região, que resultam de uma mistura entre aguardente fina e frutos como o medronho, a amora ou a cereja, servem como digestivo, substituindo o internacional scotch. Para os não apreciadores de bebidas alcoólicas os sumos naturais são sempre um regalo, assim como os chás de ervas aromáticas. No Douro existem muitas nascentes de onde brota água potável, fresca e cristalina.
Presunto

Caldo Verde
Arroz malandro de entrecosto

Barris do Douro

Biscoitos da Teixeira

Moscatel de Favaios
